Bora construir junto nosso novo espaço cultural

Em 04 de dezembro de 2017 por Carolina Nogueira

Não dá um aperto no coração passar na frente do Espaço Cultural Renato Russo? Em mim, dá. Lembro quando voltei a Brasília e passei por lá, querendo chegar de fato na cidade. Tinha aula de gravura, tinha aula de dança. Tinha sala de teatro, espaço de exposição. Tudo muito precário, verdade seja dita – quem ocupava, ocupava no amor, na garra, na fibra. Mas ocupava. O espaço estava lá – e não faltava gente pra construir junto. Mas aí, né?, fechou. Como a Biblioteca Demonstrativa, como o Teatro Nacional: faltou tanta manutenção que os prédios ficaram com problemas de estrutura. Fechou tudo.

Acontece que, como em muitos aspectos no nosso país nesse momento, onde está faltando governo, está aparecendo gente querendo fazer. Gente querendo fazer no amor, na garra, na fibra – mas sem grana.

Depois de muito se frustrar com os espaços fechados, depois de gastar um tempo e uma energia incríveis procurando lugares de ensaio,o Instrumento de Ver, de quem já falamos com tanto amor, resolveu ousar e – construir um galpão na Vila Planalto. Erguer do nada, na raça, um espaço de ensaios, de espetáculos, de prática, de convivência. E eles estão convidando a gente a fazer parte disso.

O financiamento coletivo que eles lançaram é aberto a todo mundo – mas tem linhas de financiamento específicas pra grupos de dança, de teatro, de circo. Gente que deve encarar essa oportunidade como uma parceria mesmo: um investimento que vai reverter em espaço de ocupação.

Se você faz parte de um grupo de artes do corpo, por mais amador que seja, abrace essa oportunidade de colar nessa turma linda, poética, tão viva. Se você, como eu, é apenas espectador e apaixonado pela lindeza do movimento da dança, não perca a chance de deixar nossa cidade mais intensa, mais colorida, com mais espetáculos.

Seja qual for sua turma, aceite esse convite para construir junto. Bora fazer parte. Esse espaço, como diz a Beatrice Martins nesse vídeo massa que abre a página de financiamento do Catarse, “é pra você e pra todo mundo que quer criar e consumir arte aqui em Brasília”.

Bora?

Galpão Instrumento de Ver
Conheça a inciativa aqui
Colabore aqui