Workshop Photo&Grafia

Em 27 de dezembro de 2016 por

O Co-Piloto, a Banca da Conceição e a Zuleika Fotos lançam um laboratório de experiências em escrita e fotografia.

Duas formas de expressão que se completam: escrever e fotografar. Duas profissionais experientes e craques nas suas respectivas áreas: Conceição e Zuleika. A constatação de que nos tempos atuais dá pra juntar as duas linguagens: Workshop Photo&Grafia.

Escrever – por Conceição Freitas

Solte os bichos, escreva crônica — Escrever é um sintoma, uma necessidade de sobrevivência, um exercício de alteridade. Escrever bem não é apenas escrever corretamente. Os bons cordelistas estão aí para provar que uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Elas podem andar juntas. Ou existir em separado. O curso vai ajudar o aluno a libertar o bicho escrevinhador para que ele se apresente a um mundo que cada vez mais se realiza na escrita. A crônica será a ferramenta. As palavras, os emojis. Começa com uma travessia pela história da crônica, prossegue com dicas e exercícios de escrita. E termina com um rápido mergulho no abismo de onde sai a boa escrita.

Quem é a Conceição

Conceição Freitas é repórter desde os 18 anos. Trabalhou em todos os jornais de Goiânia, no Correio Braziliense, na Folha de S. Paulo e no Jornal de Brasília. Apurou, escreveu, editou cadernos especiais e escreveu crônicas. Foi repórter de Cidades, Polícia, Cultura e Brasil. Tem 12 prêmios de jornalismo, entre os quais o Esso Nacional pela série Amores Possíveis. É dona de uma banca de revista, mãe do Juliano e continua inventando vida.

Fotografar – por Zuleika de Souza

Olhando para Plano Piloto sempre queremos ver a utopia de Lucio Costa. Fotografamos o cobogó fofo, a Igrejinha editando as marcas do tempo, os ipês…
Que tal com um olhar crítico, investigativo e afetivo buscar os humanos e suas ausências na Unidade de Vizinhança?
Queremos fazer um inventário imagens que contem uma história contemporânea da capital.
Você tem câmera digital ou analógica, ótimo!
Não tem? Não tem problema!
Tem celular com uma câmera?
Ótimo, não importa a plataforma e sim o que podemos ver.

Quem é Zuleika

Zuleika de Souza nasceu em Brasília, em 1963, é fotógrafa desde 1982. Em sua trajetória profissional, estão passagens pelas redações do Correio Braziliense 25 anos, Jornal do Brasil, Bsb Brasil, Revista Excelência e Agências Agil e Bg Fotojornalismo. Colaborou como free-lancer para as revistas Senhor, Manchete, Playboy, Vip, Isto é, Veja e Cláudia, Marie Claire e Vogue. Como projetos paralelos, participou de publicações importantes, como os livros Alfabetização Solidária, 500 anos do Brasil e do livro que documentou o processo de elaboração da Constituição brasileira, em 1988. Participou das mostras coletivas de fotografia em Brasília e pelo Brasil. Produziu e fez a curadoria da mostra Brasília Fotoforum em 2005. Deusas e Um olhar sobre a moda brasileira, foram duas das individuais e mais recentemente realizou a mostra individual Chão de Flores, no CCBB-Brasília 2015, sobre arquitetura popular do df, exposição vista por mais de 25.000 pessoas.

Como será o curso:

Serão aulas teóricas e práticas, incluindo saídas exploratórias. As terças e quintas são reservadas para as conversas e trocas de experiências no Co-Piloto. Os sábados começam da Banca da Conceição e continuam pelas quadras vizinhas. O final será marcado por uma celebração da turma e convidados.

Quando: de 10 a 26 de Janeiro/2017

Onde: Co-Piloto, Banca da Conceição e Arredores das quadras 307 e 308 sul.

O quê: Curso de escrita (crônicas) e olhar fotográfico. Assim, tudo junto e misturado.

Contato: eventos@co-piloto.me
61 3256 9003

Comentários fechado.